9 especiarias indianas essenciais e 3 receitas para experimentá-las

Como um corpo pequeno pode conter o aromas e sabores mais extraordinários. É fascinante. Acredito que as especiarias nos cativam pelo seu enorme poder, pela sua capacidade de nos fazer viajar e sonhar, de evocar memórias de lugares que visitamos há muito tempo e de onde nunca estivemos. As especiais trabalhar seu poder na nossa sentidos e em nosso imaginação.

Nenhuma cozinha contempla uma um catálogo tão extenso de especiarias como Cozinha indiana. Tudo isso é essencial. As especiarias indianas são o grande símbolo da culinária indígena. Vamos conhecer um punhado de seus protagonistas 🙂 .

1.Ancora

Esta lista é aberta pelo tempero menos conhecido de todos os que vou citar. É também, juntamente com as folhas de caril, o único que é utilizado quase exclusivamente na cozinha indiana.

E o que é amchoor? Bem, não é nada mais do que pó de manga. A fruta é colhida ainda verde, depois seca e moída. Desta forma, obtém-se um condimento em pó aromático de sabor intenso, agridoce e frutado, perfeito para aromatizar caril, sopas, chutneys e marinadas, entre muitas outras preparações.

especiarias indianas em pó de manga
Amchoor

2. Canela

Todos nós conhecemos a canela como aquele raminho ou pó que é usado em alguns doces. Bem, na Índia (como em outros países) eles usam seu sabor docedelicado e quente em pratos salgados, como caril, pratos de arroz, guisados ​​e receitas de frango. Isso alcança um sabor e contraste únicos.

A canela mais apreciada é Ceilãomais suave e sem o amargor que a canela geralmente tem. Cássia ou canela chinesa.

especiarias da índia canela sonnentor
Canela celiana orgânica
especiarias indianas canela
Paus de canela e canela em pó

3. cardamomo verde

Seus cheiro inebriante lhe rendeu o apelido de “rainha das especiarias«. Seu sabor é adocicado, com um toque de mentol, cítrico e pimenta. Na Espanha costumamos associar gim tônica; porém, na Índia é uma especiaria importante e transversalutilizado em caril, pratos de arroz, carnes, sobremesas, massas e bebidas.

Chegou a hora de você tirar o cardamomo do frigobar e levar para o porta temperos 😉

grãos de cardamomo verde receitas indianas
Grãos de cardamomo verde
cardamomo de especiarias indianas
cardamomo verde

4. sementes de cilantro

O coentro finalmente começou a se tornar popular na Espanha. Pelo menos suas folhas têm, como ervas aromáticas. Entendo que ainda há um longo caminho a percorrer até a sua Estado S sementes também são vistos nos armários das casas espanholas.

Na Índia eles estão “alguns” anos à nossa frente e lá eles fazem uso de toda a planta. As sementes são especialmente importantes: são usadas para sabormas também para espessor, pois absorvem muito bem os líquidos. Têm um aroma delicado e um sabor ligeiramente terroso, com uma nota cítrica.

As sementes são geralmente moídas e misturadas com outras especiarias. Servem como condimento em todos os tipos de pratos da culinária indiana, mas combinam especialmente bem com cordeiro, porco, boi e peixe.

sementes de coentro
Grãos de coentro
grãos de coentro
Grãos e pó de coentro

5. Cominho

O cominho é uma das especiarias indianas mais essenciais, assim como em muitas outras cozinhas ao redor do mundo. Na Espanha costumamos comprar já em pó; aí, porém, o comum é levar o sementes e torrar e/ou moer se assim for exigido pela receita. Tem um sabor inconfundível: terroso, almiscarado, amargo e levemente picante. Eu amo cominho!

Combina especialmente bem com pimenta, carne, feijão e legumes em geral, e é um alimento básico em caril indiano.

sementes de cominho
Sementes de cominho
grão de cominho
Sementes de cominho

6. Cúrcuma

Se há algo pelo qual a cúrcuma chama a atenção, é por sua cor: por onde passa, deixa seu pigmento intenso e vibrante. Sua marca é inconfundível. O que muita gente não sabe é que esse pó laranja vem de uma raiz muito semelhante ao gengibre.

Na Europa medieval, era conhecido como “açafrão indiano«, devido à sua cor semelhante, mas de custo muito inferior. Essa história me lembra o achiote 🙂 .

Existem mais de 30 variedades de açafrão na Índia. Seu sabor doce, quente, terroso e levemente picante é usado para temperar caril, mas também massas fritas, aves, legumes e pratos de arroz. Combina muito bem com pimenta preta, malagueta, cominhos, coentros e sementes de mostarda.

receitas indianas de açafrão
Cúrcuma
raiz de açafrão e açafrão em pó
Açafrão em pó e raiz de açafrão

7. Folhas de curry

Há uma pequena árvore conhecida como «árvore de caril» que dá alguns folhas muito apreciadas na culinária indiana. Observe que as folhas de curry não têm nada a ver com curry em pó (uma invenção britânica).

Eles não são uma espécie tão básica quanto as outras que mencionamos nesta lista, mas não podem faltar na sua cozinha se você for enfrentar um livro de receitas indianas. As folhas frescas têm um aroma forte, com notas cítricas e herbais. Essas qualidades são muito mais sutis no caso de folhas secas. As folhas de curry são usadas como tempero de fundo em (oh surpresa) caril e em preparações à base de leguminosas e vegetais.

De acordo com um amigo cozinheiro especialista, a maneira correta de usá-los é a seguinte: as folhas são levemente esmagadas na mão e adicionadas ao óleo quente, onde são levemente refogadas junto com o restante dos temperos. Assim, todo o azeite fica impregnado de sabor, pronto para receber os legumes e outras matérias-primas que vão protagonizar o prato.

folhas de curry
folhas de curry secas

8. Noz-moscada e Mace

vamos com um 2 em 1 em plena regra: duas especiarias da Índia que são obtidas da mesma fruta. De um lado temos o noz-moscadaaquela semente dura e arredondada que víamos quando crianças no armário sem saber muito bem os usos que a mãe lhe dava.

O outro, menos conhecido, é o maça. Trata-se do arilo que envolve a semente, aquela teia laranja emborrachada. Os dois compartilham um aroma e sabor fresco, amadeirado e quente, com uma nota doce e picante. São utilizados em preparações doces e salgadas, sozinhos ou combinados em misturas de especiarias. Encontramo-los em guisados, sopas e cremes e como condimento em ovos, frango, borrego e porco. Também amplamente utilizado em biscoitos e bolos condimentados.

pote de noz-moscada
Noz-moscada
noz-moscada e maça
Maça

9. Sementes de Mostarda:

Embora existam quase quarenta variedades de mostarda, as três principais são: mostarda preta, amarela e marrom. Todos os três tipos são usados ​​na culinária indiana, embora o mais importante seja o mostarda preta.

As sementes de mostarda preta têm um sabor Forte, amargo e picante. Eles são usados ​​em caril, frituras, sopas e cremes. É aconselhável refogá-los em óleo quente para que liberem todo o seu potencial. Às vezes, as sementes são esmagadas em uma pasta para dar sabor a peixes e vegetais.

sementes de mostarda preta
sementes de mostarda

Receitas de especiarias indianas

1. Mexilhões com molho de coco

1667938180 404 9 especiarias indianas essenciais e 3 receitas para experimenta las

2. Biryani de camarão

Risoto de Camarão

3. Almôndegas cremosas com molho de caju

almôndegas cremosas ao molho de caju

5/5 - (1 vote)