O que é achiote, qual é o sabor, como é usado e E-160b

O que é um achiote

A primeira vez que experimentei cochinita pibil, finalmente entendi o que é achiote. Eu o tive pendente por um longo tempo (como você tem um filme ou um livro pendente). Então, quando fomos jantar naquele lugar em frente à praia e eles nos ofereceram tacos de cochinita pibil, meus olhos se iluminaram e juro que meu coração também. A experiência foi ainda melhor do que eu imaginava tantas vezes.

Mas o que é achiote?

Índice

Anato é um plantar árvore que cresce em México, América Central E no zonas quentes andinas que fazem fronteira com a Amazônia. O mesmo nome foi dado ao seu sementes, que são o que realmente nos interessa, gourmets. Também conhecido como: bixa orellana, achiotl, urucú, urucum, bija, bijol, rocú, roncón e onoto.

Como as sementes de chia, o achiote era um elemento de grande importância nos tempos pré-colombianos. Mas o que é realmente poderoso sobre achiote?

A cultura maia observou que essas sementes de cor carmesim tinham uma extraordinária capacidade de coloração. Um corante capaz de tingir tudo de avermelhado: tecidos, corpo, comida. Foi dado o nome de “achiotl”, corante vermelho. Pela mesma razão, hoje às vezes é conhecido como “o açafrão dos latinos”.

urucum urucu

Qual é o gosto?

Seu poder de coloração não é a única coisa que torna o achiote ótimo. Tem um sabor muito interessante: complexo, terrenoalgo apimentado, apimentadocom notas defumado S adocicado.

O chef de televisão Rick Bayless, especialista em cozinha tradicional mexicana, descrito em seu livro Mexicano todos os dias o sabor da pasta de achiote como “um sabor que parece não ter mudado desde os tempos pré-colombianos”. Quando você experimentar (ou de novo ou pela primeira vez), feche os olhos e pense nisso ? .

se você quer um combinação perfeita de saboresAqui estão algumas boas ideias: coentro, laranja, orégano, alho, cominho e pimenta da Jamaica.

carne desfiada com achiote

Como as sementes são usadas?

O urucum é usado como tempero em muitas cozinhas América latina e de Caribe. As sementes são muito duras, então teremos que triturá-lostransformá-los em massa ou infundi-los em Água ou em óleo.

O mais comum (e mais fácil) é comprar o pasta de achiote já feita. Você adiciona um pouco de massa a um caldo, um molho ou um ensopado e a mágica está feita.

pasta de urucu

No México é especialmente famoso pela pratos pibil. E o que é esse pibil, além do adjetivo que acompanha “cochinita”? Para ser honesto, até o momento em que escrevi estas linhas, eu não sabia nem nunca me perguntei.

Pibil refere-se à palavra maia “pib”, uma espécie de forno-churrasco o que é criado dentro de um buraco. As carnes são marinadas em achiote e cozidas no subsolo envoltas em folhas de bananeira. Além da carne de porco, frango, peixe ou marisco, por exemplo, também é provável que sejam cozinhados desta forma e recebam o apelido “pibil”.

Não é que todas as taquerias do mundo tenham um forno de terra ou que você tenha que fazer um no seu jardim. A cochinita pode ser cozida em um forno moderno e até em uma panela. Embora não seja tão pibil, e com certeza será ainda mais espetacular no subsolo! Se você viajar para Yucatan, berço do pibil, vá em busca de uma cochinita cozida de maneira autêntica.

Além disso, o achiote é usado como alternativa barata ao açafrão. Dá a qualquer prato uma cor distinta sem o alto preço do “ouro vermelho”. Por exemplo, um toque de achiote será suficiente para fazer um arroz con pollo parecer realmente brilhante.

prato mexicano de urucu

Urucum na indústria alimentícia: E-160b

Nem todos os “E-“s são ruins. Se não, deixe-os contar ao achiote.

Seu pseudônimo na indústria alimentícia é “E-160 b”. É usado, com efeito, como aditivo de coloraçãoo que não o torna prejudicial à saúde, cancerígeno ou menos natural do que realmente é.

Por exemplo, ele queijo cheddar É um queijo amarelo pálido. Que não? Bem, é até que os fabricantes adicionem o E-160b, ou seja, o urucum. É quando surge aquela cor alaranjada que faz o queijo cheddar se destacar dos demais queijos de todas as delicatessens do país.

Também o encontramos em outros queijos como o mimolette ou naquela corzinha que tem margarina, manteiga, massa, alguns produtos de carne ou pipoca, por exemplo.

cheddar e-160b

5/5 - (1 vote)